Laboratório de Ciência ao Vivo do Agrupamento de Escolas Braamcamp Freire

O LCV é um espaço para ti. Frequenta-o!

LCV

Pesquisar este blog

I Science Quiz

terça-feira, 30 de junho de 2009




REGULAMENTO DO I SCIENCE QUIZ DA E.S.B.F.


1. Disposições gerais


Objectivos: Despertar o interesse pela Ciência e promover a realização de actividades interdisciplinares que demonstrem a relação entre as diferentes áreas da Ciência.


Podem participar no Science Quiz todos os alunos do Ensino Secundário (10º e 11º anos) em especial os alunos que pertençam ao Agrupamento Ciências e Tecnologias.


O jogo consta de 3 Etapas:


A 1º Etapa – O Envelope.
A 2º Etapa – Jogo simultâneo.
A 3º Etapa – E agora quem escolhe sou eu.


As questões colocadas no jogo vão incidir sobre assuntos leccionados ao longo do ano lectivo até à data da realização do concurso nas diferentes áreas de ensino: Física e Química – A, Biologia e Geologia e Matemática.


Os alunos podem concorrer em equipas de três (do mesmo ano lectivo) em que um dos elementos deve ser nomeado como representante da equipa. O representante terá a função de porta-voz e apenas as respostas dadas por ele serão válidas. Cada equipa deverá ter um nome.


2. Organização do concurso


Na 1º Etapa as equipas poderão escolher 1 envelope que possuirá uma questão, de qualquer área da ciência, que deverá ser respondida apenas pelo representante após uma aprovação prévia (pequena reunião) do grupo para que a resposta seja validada. No final de cada resposta dada pela equipa, acerte ou não, passa-se a equipa seguinte. Repete-se o processo várias vezes.


A 2º Etapa contém questões de todas as áreas que serão apresentadas de forma aleatória e colocadas para todas as equipas simultaneamente. Postas as questões os porta-voz de cada equipa, munidos de 4 cartões (A, B, C e D), terão de levantar, dentro de um intervalo de tempo estipulado, um cartão com uma letra para a apresentação de resposta da equipa. Na ausência desse cartão a resposta será cotada como errada.


A 3º Etapa será iniciada pela equipa mais pontuada ao longo do jogo. Nesta Etapa o jogo encontra-se organizado pelas áreas, com 12 questões de cada área da Ciência, onde a equipa terá liberdade em escolher a área da ciência que melhor se identifica. Com tudo terá de passar, no final da etapa, por todas as áreas pelo menos uma vez, caso contrário será penalizada em um ponto no final do concurso. No final de cada resposta, correcta ou não, passa-se a equipa seguinte. Este processo repete-se várias vezes.


2.1. Pontuação


As respostas não apresentadas ao final de um dado intervalo de tempo serão cotadas como zero assim como as respostas erradas, as apresentadas com sucesso serão cotadas com um ponto. Isto é válido para qualquer etapa do concurso.


Nota: O jogo será realizado em grupo mas sem qualquer consulta a recursos externos, exceptuando folhas brancas e canetas. Terá a presença de 3 júris que validarão as respostas.


3. Realização do concurso


Inscrições até ao dia 20 de Março junto dos teus professores de Física e Química - A, Matemática e Biologia e Geologia, na sala B1 ou no site do LCV (http:/lcv.psicotemaweb.com).


O concurso decorrerá no dia 26 Março: 10º Ano e 11º Ano de acordo com o calendário da Semana Cultural.


4. Disposições Finais


Todos os participantes na prova final terão direito a um prémio de participação.
Às equipas vencedoras de cada ano lectivo serão atribuídos prémios especiais.


Qualquer questão que surja durante o decurso do Science Quiz, não contemplada neste regulamento, será resolvida pela equipa da organização.

0 comentários:

 
Theme by New wp themes | Bloggerized by Dhampire