Escola Secundária Braamcamp Freire

O LCV é um espaço para ti. Frequenta-o!

Pesquisar este blog

Eclipse do Sol no dia 3 de novembro

sábado, 2 de novembro de 2013

Observação em Portugal

No domingo, dia 3 de novembro, vai ser possível observar em Portugal um eclipse parcial do sol, caso as condições meteorológicas o permitam.
Este eclipse em algumas zonas do planeta é híbrido, uma vez que é um eclipse total e anular.
O nosso país estará nos limites da sombra da Lua, pelo que teremos um eclipse parcial. Em Lisboa e na Pontinha, apenas cerca de 14% do sol será ocultado pela Lua, pelo que o eclipse terá uma magnitude muito pequena.
De qualquer modo, não te esqueças que não se deve observar o sol diretamente, sem a proteção necessária. Terás de usar óculos ou filtros apropriados.
Uma forma de observar o eclipse em segurança é no Observatório Astronómico de Lisboa (na Ajuda).
Das 11.30h às 13.30h poderás observar o Sol com telescópios e colocar as tuas questões diretamente aos astrónomos que aí estarão.

Eclipse 2013, História e Ciência no Princípe

Em Maio de 1999, o Royal Observatory e a Royal Society, no Reino Unido, patrocinaram uma expedição à ilha do Príncipe, que na altura era território português,  para observar um eclipse total do sol.
Essa observação e outra realizada no Brasil confirmaram a teoria da Relatividade Geral de Einstein  que prevê o encurvamento dos raios luminosos, ao passarem junto ao bordo do sol.
Foram fotografadas estrelas, cujos raios luminosos que atingiam a Terra passavam próximo do Sol. Ao analisar essas fotos, verificou-se que essas estrelas não ocupavam as posições habituais, encontrando-se ligeiramente deslocadas.
O eclipse de dia 3 de novembro terá características semelhantes ao de 1999, pelo que será um bom pretexto para S. Tomé e Príncipe relembrar o feito de 1999.

 …-.-.


0 comentários:

 
Theme by New wp themes | Bloggerized by Dhampire