Esta imagem foi feita pela Nasa, hoje pelas 8.00h. Para que fosse possível ver o cometa, a luz do Sol foi bloqueada. Na figura pode também ser vista, no canto superior esquerdo, uma enorme quantidade de material solar a ser ejetado!
Se quiseres saber mais sobre este fenómeno, consulta o nosso link "Imagem do dia da Nasa".
Laboratório de Ciência ao Vivo do Agrupamento de Escolas Braamcamp Freire
LCV
Pesquisar este blog
Cometa ISON a passar perto do Sol
Eclipse do Sol no dia 3 de novembro
Observação em Portugal
No domingo, dia 3 de novembro, vai ser possível observar em Portugal um eclipse parcial do sol, caso as condições meteorológicas o permitam.
Este eclipse em algumas zonas do planeta é híbrido, uma vez que é um eclipse total e anular.
O nosso país estará nos limites da sombra da Lua, pelo que teremos um eclipse parcial. Em Lisboa e na Pontinha, apenas cerca de 14% do sol será ocultado pela Lua, pelo que o eclipse terá uma magnitude muito pequena.
De qualquer modo, não te esqueças que não se deve observar o sol diretamente, sem a proteção necessária. Terás de usar óculos ou filtros apropriados.
Uma forma de observar o eclipse em segurança é no Observatório Astronómico de Lisboa (na Ajuda).
Das 11.30h às 13.30h poderás observar o Sol com telescópios e colocar as tuas questões diretamente aos astrónomos que aí estarão.
Eclipse 2013, História e Ciência no Princípe
Em Maio de 1999, o Royal Observatory e a Royal Society, no Reino Unido, patrocinaram uma expedição à ilha do Príncipe, que na altura era território português, para observar um eclipse total do sol.
Essa observação e outra realizada no Brasil confirmaram a teoria da Relatividade Geral de Einstein que prevê o encurvamento dos raios luminosos, ao passarem junto ao bordo do sol.
Foram fotografadas estrelas, cujos raios luminosos que atingiam a Terra passavam próximo do Sol. Ao analisar essas fotos, verificou-se que essas estrelas não ocupavam as posições habituais, encontrando-se ligeiramente deslocadas.
O eclipse de dia 3 de novembro terá características semelhantes ao de 1999, pelo que será um bom pretexto para S. Tomé e Príncipe relembrar o feito de 1999.