Escola Secundária Braamcamp Freire

O LCV é um espaço para ti. Frequenta-o!

Pesquisar este blog

Grandes quantidades de água descobertas na Lua

domingo, 22 de novembro de 2009

É oficial: há água na Lua, e muita. Quando derretida, a água pode potencialmente ser usada para consumo dos astronautas ou para extrair hidrogénio para combustível.



A sonda LCROSS da NASA descobriu camadas de água gelada no pólo sul da Lua, quando aí colidiu no mês passado, anunciaram na semana passada os cientistas da missão. As descobertas confirmam as suspeitas anteriormente anunciadas, e em grande.



"É verdade, descobrimos água. E não foi pouca, descobrimos uma grande quantidade", disse Anthony Colaprete, cientista do projecto LCROSS e seu investigador principal, do Centro de Pesquisa Ames da NASA, em Moffett Field, Califórnia, EUA.



A sonda LCROSS colidiu no pólo sul lunar, numa cratera chamada Cabeus, no passado dia 9 de Outubro. A sonda atingiu a superfície lunar, num esforço de criar uma pluma de detritos, para os cientistas analisarem em busca de sinais de água gelada.



Dados do espectómetro infravermelho. A curva vermelha mostra como seria o espectro para uma nuvem de poeira, amena (230º C), "cinzenta" ou "incolor". As áreas amarelas indicam as bandas da absorção da água. Créditos: NASA


0 comentários:

 
Theme by New wp themes | Bloggerized by Dhampire