Laboratório de Ciência ao Vivo do Agrupamento de Escolas Braamcamp Freire

O LCV é um espaço para ti. Frequenta-o!

LCV

Pesquisar este blog

Medição do Raio da Terra na EB da Pontinha

quarta-feira, 28 de setembro de 2016



Participa nas atividades do LCV (2016-2017)

terça-feira, 20 de setembro de 2016


Na Escola Secundária Brammcamp Freire





















Na Escola Básica da Pontinha

Juno em Júpiter

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Hoje, às 23h18, horário da costa leste dos Estados Unidos (+ 5h em Portugal) a sonda Juno chega a Júpiter. A Juno foi baptizada com o nome da deusa que, na tradição romana, foi a mulher de Júpiter e era capaz de ver através das nuvens.  A Juno partiu da Terra a 5 de Junho de 2011, fez um movimento circular que ultrapassou a órbita de Marte, voltou até à Terra e aproveitou o impulso dado pela sua gravidade para finalmente viajar até Júpiter, percorrendo nestes quatro anos e 11 meses 2800 milhões de quilómetros. A sonda será assim capturada pela gravidade de Júpiter e, fazendo um ajuste à rota, irá lançar-se para realizar algumas órbitas até iniciar, a 9 de Novembro, 33 órbitas, com a duração de 11 dias, cuja trajectória foi traçada para evitar a potente magnetosfera de Júpiter, que é 20 000 vezes mais forte do que a da Terra. Durante estas trajectórias, a sonda chegará a estar a apenas 4200 km de Júpiter.
Os nove instrumentos da Junovão estar a funcionar durante as 33 órbitas a Júpiter. Um desses instrumentos é uma câmara a cores para uso do público em geral, que poderá escolher as partes do planeta a fotografar. Dois transmissores vão trocar sinais com a Terra, para analisar a influência gravítica de Júpiter, e inferir a sua estrutura interna; um magnetómetro vai criar um mapa tridimensional da magnetosfera do planeta, um radiómetro vai analisar microondas emitidas pelo planeta para detectar a composição das nuvens e um detector de partículas vai analisar como é que elas interagem com a magnetosfera de Júpiter.
A missão da Juno durará um ano. Tudo acabará quando ela mergulhar na atmosfera de Júpiter.


Trânsito de Mercúrio - 9 de maio de 2016

terça-feira, 10 de maio de 2016

Vencedores das X Olimpíadas da Ciência

quarta-feira, 27 de abril de 2016


Clube Ciência Viva

segunda-feira, 25 de abril de 2016

O LCV passou a integrar a rede de clubes do Ciência Viva.

X Olimpíadas da Ciência - Resultados das provas eliminatórias

quarta-feira, 16 de março de 2016





Equipas concorrentes às provas eliminatórias das X Olimpíadas da Ciência

quinta-feira, 10 de março de 2016




Caça de asteróides

segunda-feira, 7 de março de 2016

Termina hoje mais uma campanha de caça de asteroides, que começou no dia 1 de fevereiro. A imagens desta vez vieram do telescópio Pan-STARRS, localizado no monte Haleakala no Hawai.
Este telescópio está equipado com uma câmara de 1,4 gigapixels e tem como objetivo mapear constantemente o céu em busca de objetos próximos que possam apresentar risco de colisão com a Terra.
Este projeto, International Astronomical Search Collaboration (IASC), é coordenado por Patrick Miller da Hardin-Simmons University no Texas. Em Portugal o projeto é coordenado pela professora Ana Costa do NUCLIO – Núcleo Interactivo de Astronomia.
Descobrimos alguns asteroides novos, que agora terão de ser confirmados com uma 2ª observação. Colaboraram na Caça asteroides alunos do 8º ano das turmas 5,7,e 9 e 10 - Alessia, Diana, Raquel, Inês, Joana, André, Nuno, Liliana, Diogo e Fábio.

Mais uma vez ..as ondas gravitacionais.

domingo, 6 de março de 2016

Físico Demonstra ao Vivo as Ondas Gravitacionais

Físico Demonstra ao Vivo as Ondas GravitacionaisO físico e autor best-seller Brian Greene demonstra no palco como foram detectadas as ondas gravitacionais.O mesmo físico explica o que é a gravidade com ajuda de seus filhos:https://www.facebook.com/AnderssenLuc/videos/1650214448565041/

Publicado por Luc Anderssen em Segunda-feira, 29 de Fevereiro de 2016

A gravidade de Einstein explicada de forma simples

Pai Explica a Força da Gravidade com Ajuda de seus Filhos

Pai Explica a Força da Gravidade com Ajuda de seus FilhosQuem não iria querer um pai assim?Usando um simulador caseiro do espaço-tempo feito de elastano, o físico Brian Greene explica a Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein com um peso, várias bolas e dois prestativos ajudantes.

Publicado por Luc Anderssen em Segunda-feira, 21 de Dezembro de 2015

Astronauta chega de uma altitude de 400m .. tem de treinar a andar.

quarta-feira, 2 de março de 2016

NASA astronaut Scott Kelly landed safely back on Earth early this morning, after spending a record 340 days on the International Space Station.

Publicado por I fucking love science em Quarta-feira, 2 de Março de 2016

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Ondas gravitacionais

Ligo descobriu ondas gravitacionais

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

INSCREVE-TE!

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016



Como medir um ano no planeta Terra

sábado, 30 de janeiro de 2016

Um Ano na Terra

Vídeo que descreve o que é um ano no planeta Terra, explicando a diferença entre ano sideral, ano trópico e ano anomalístico. São explicados também os fatores que contribuem para as variações na órbita da Terra em torno do Sol e na orientação do seu eixo: precessão dos equinócios, precessão planetária, excentricidade, obliquidade e inclinação orbital.Fonte: Casa das Ciências

Publicado por Ciência e Astronomia em Quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

 
Theme by New wp themes | Bloggerized by Dhampire