Escola Secundária Braamcamp Freire

O LCV é um espaço para ti. Frequenta-o!

Pesquisar este blog

Experiências no Observatório Astronómico da escola

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

No dia 23 de setembro, os alunos da turma 11º2 colaboraram na atividade internacional "Bons Raios te meçam", cujo objetivo era determinar o Raio da Terra, utilizando um método semelhante ao que utilizou Eratóstenes.

Estes alunos realizaram as medições necessárias no observatório da escola e posteriormente efetuaram os cálculos, tendo obtido o valor 6452 km.
O valor real do Raio da Terra é 6378 km. Nada mal..


Ainda no dia 23 e também no observatório, alunos das turmas 7º1 e 7º4 mediram a altura do Sol e determinaram a direção Este - Oeste geográfica, através do método da sombra de uma vara. 




Tivemos sorte porque no dia seguinte já não teríamos sol para realizar estas experiências..




 

Um Bom Ano 2013-2014 para todos!

sábado, 21 de setembro de 2013

Vamos iniciar um novo ano letivo com muitas atividades no LCV! A primeira vai ser já na próxima 2ª feira (23 de setembro)! Vamos comemorar o Equinócio de Outono, realizando várias experiências no Observatório da escola. Alunos do 7º ano irão irão medir a altura do Sol e determinar a direção Norte - Sul pelo método da sombra de uma estaca e a turma 11º2 vai participar na atividade "Bons Raios te meçam", desenvolvida pelo Projeto "Matemática no Planeta Terra - 2013". Nesta atividade iremos Medir o Raio da Terra, utilizando um processo idêntico ao que Eratóstenes utilizou no sec III AC. Não é a primeira vez que "medimos o raio da Terra". Em novembro de 2007 participámos numa experiência internacional de Medição do Raio da Terra, em colaboração com o Clube de Esperanto e nessa altura obtivemos um valor muito próximo do valor real. Para perceberes como se pode Medir o raio da Terra lê o texto que se segue:

Mantém-te atento às nossas novidades. Em breve divulgaremos outras atividades em que te podes inscrever.

 
Theme by New wp themes | Bloggerized by Dhampire