Escola Secundária Braamcamp Freire

O LCV é um espaço para ti. Frequenta-o!

Pesquisar este blog

O que é o bosão de Higgs

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Novidades do CERN sobre o Bosão de Higgs!

quarta-feira, 4 de julho de 2012


Foi anunciada hoje, dia 4 de Julho, pelo Diretor - Geral do CERN, a descoberta de uma nova partícula, consistente com o bosão de Higgs. 
Esta descoberta foi feita nas experiências ATLAS e CMS, nas quais têm participado investigadores portugueses.
Ver notícia mais detalhada em:           http://www.lip.pt/events/2012/HIGGS/

Um grupo de alunos do 11º ano da nossa escola visitou o CERN em Abril de 2008, no âmbito da disciplina de Física - Química A. Nesta altura estavam a terminar os preparativos para o arranque do LCH (o maior acelerador de partículas construído até ao momento), onde se iriam realizar as experiências acima referidas.






O CERN - Laboratório Europeu de Física de Partículas - está situado próximo de  Genebra, na fronteira da Suíça com a França e é o maior centro mundial de investigação do seu tipo.
Esta instituição que junta cerca de 10000 cientistas de mais de 80 nacionalidades, entre os quais portugueses, é um exemplo bem sucedido de colaboração internacional, da qual resultaram várias descobertas que permitiram o desenvolvimento de tecnologias importantes, nomeadamente na área da saúde. No entanto a contribuição mais conhecida do CERN foi a World Wide Web.

O LHC - Com este acelerador é possível recriar as condições do Universo logo após o big-bang e assim desvendar alguns mistérios sobre a origem da matéria.

BOSÃO DE HIGGS - Partícula elementar que terá sido crucial na formação do Universo.













 
Theme by New wp themes | Bloggerized by Dhampire